Bossa Criativa

Arte do Toda Gente presente no Festival do Conhecimento da UFRJ

De 12 a 16 de julho, a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ realizou a segunda edição de seu Festival do Conhecimento UFRJ, com o tema Futuros Possíveis. A proposta deste ano foi apontar caminhos para questões urgentes no futuro da ciência, educação, cultura e meio ambiente. O programa Arte de Toda Gente, que reúne os projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos tomou parte de um dos painéis temáticos e de mesas de debates do evento. A programação completa está disponível no site do evento –  https://festivaldoconhecimento.ufrj.br/

Com 500 atividades ao vivo, 700 gravadas e expectativa de 30 mil participantes, o evento reuniu cientistas, lideranças, artistas e a comunidade universitária para pensar o presente e o futuro.

O tema fala de urgências e também de novas possibilidades de vida, novas linguagens, tecnologias do comum e inovação cidadã para enfrentar os desafios do tempo iminente. Inteligência artificial, cidades sustentáveis, afro futurismo, diversidade, vacinas e mundo do trabalho pós-covid são alguns dos assuntos abordados ao longo cinco dias de evento.

Convidados especiais
Participaram das mesas virtuais professores e pesquisadores da UFRJ, como o epidemiologista Roberto Medronho, a engenheira química Leda Castilho (coordenadora das pesquisas da UFRJ-Vac, vacina contra a covid-19) e o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro. Paulo Lee Ho (Instituto Butantan), Marco Krieger (Fiocruz) e Sidarta Ribeiro (UFRN) se juntam à lista, que teve mais de 50 destaques.

O Arte de Toda Gente esteve presente em painel temático com o título de Cultura e Tecnologia para a Universidade do Futuro. A mesa de debate se dedicou às tecnologias digitais e a produção cultural na atualidade, através da experiência dos três projetos que integram o Programa Arte de Toda Gente, que envolvem diferentes áreas, como música, patrimônio cultural, artes visuais, teatro, canto coral, ópera e circo. Através do programa, por meio de plataformas online, são promovidos shows, palestras, cursos de capacitação e outras ações pedagógicas gratuitas e inclusivas, reunindo artistas e professores de todo o Brasil. A iniciativa é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade, com a curadoria da Escola de Música e apoio da Escola de Comunicação.

A mesa teve como mediador: Marcelo Jardim, coordenador geral dos projetos do Arte de Toda Gente, e contou, como debatedores, com André Cardoso, coordenador do projeto Sinos e Maria José Chevitarese, coordenadora do projeto Um Novo Olhar.

Programação
Os cinco dias de programação do festival englobaram rodas de conversa, debates com especialistas e apresentações culturais. Estão confirmados nomes como o do líder indígena Ailton Krenak, do ator Lázaro Ramos, da youtuber Nath Finanças, da ministra do STF Cármen Lúcia e da cantora Teresa Cristina.

O evento teve transmissão na íntegra pelas páginas oficiais da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ no Youtube (https://bit.ly/pr5ufrj) e redes da UFRJ.

METAVERSIDADE

Entre as diferentes atrações do festival, o ambiente em 360º METAVERSIDADE mereceu destaque.

Com o mundo real tomado pela pandemia, o mundo virtual passa a atrair cada vez mais adeptos. No metaverso, por meio de dispositivos digitais e várias tecnologias, cria-se uma realidade paralela, onde novos encontros tornam-se possíveis.

É nesse ambiente, diferente e inovador, que o evento METAVERSIDADE mostrou que novos futuros são possíveis. Exposição, música, painel coletivo e microfone aberto foram algumas das atrações que o visitante encontrarou nesse espaço.

Ao longo do Festival do Conhecimento da UFRJ, o público pode ver a exposição, caminhar pelo metaverso e conhecer outros projetos relacionados na Galeria Metaversos do 2º andar, tais como a exposição Os Gêmeos: Segredos da Pinacoteca, o show do Monobloco realizado durante o Carnaval 2021 no GTA Cidade Alta, SH*FT Festival MAM no Minecraft, Perfídia Online 2021 e o show CrioloXR*.

(*XR – Realidades Estendidas, é o conceito que engloba Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista)

No último dia, houve um evento musical de encerramento, com show do DJ Rogério Galalau e club house com integrantes do XRBR sobre Metaversos.

Equipe da METADIVERSIDADE: 

Direção criativa: Marlus Araújo; Curadoria e Produção: Ana Cunha, Creuza Gravina, Eduardo Martino, Inês Maciel e Katia A. Maciel; Metarquitetura: Ottis e Marlus Araújo; Trilha musical e live performance: DJ Rogério Galalau. Realização: PPGMC/UFRJ.

Mais informações no site do Festival: https://festivaldoconhecimento.ufrj.br/